Pilates

A busca por mudanças no mundo atual, a começar por si mesmo, tem levado as pessoas à procura de cuidados com a saúde, e atualmente uma das técnicas mais completas e com condição de atender de forma globalizada essas pessoas é o moderno PILATES.
O reflexo da modernidade estampa-se em cada pessoa de maneira distinta e estereotipada por meio da postura. Esta postura altera-se de forma silenciosa e gradativamente onde todos os sistemas do organismo são adequados às mudanças musculoesqueléticas, levando ao surgimento de dores no corpo, retrações, desgastes, fraqueza muscular, etc.
A nossa atitude perante a vida fará com que o nosso esquema corporal se modifique e se transforme durante toda a existência. Mantê-lo em harmonia depende de como é feita essa interação.

J.H. Pilates costumava dizer: “Não interessa o que você faz e, sim, como você faz”.

Esse tipo de filosofia dá uma grande vantagem para os profissionais que trabalham com o método Pilates e podem se deixar levar por novas idéias, tanto como a técnica utilizada por professores de Educação Física que buscam o condicionamento físico, como fisioterapeutas que buscam a reabilitação terapêutica e incorporá-las ao método sem o descaracterizar. Dessa forma, o método Pilates continua se desenvolvendo observando seus princípios sem, no entanto possuir uma série rígida de normas.
Utilizando as molas das camas hospitalares, desenvolveu exercícios específicos que ajudavam no fortalecimento, na resistência e no tônus muscular. Começava aí a idéia de um trabalho de desenvolvimento de uma técnica completa não mais se limitando ao solo, mas ao desenvolvimento de uma série de aparelhos.

O que é Pilates?
Pilates é indicado para melhorar a postura, fortalecer os músculos, o abdômen e desenvolver maior controle corporal, além de trabalhar a respiração e flexibilidade.
Freqüentemente o Pilates é recomendado por médicos para tratar e eliminar dores nas costas, escoliose, cifose, problemas nos joelhos, lesões nos ossos e músculos, osteoporose, artrite, artrose. O método auxilia na recuperação desses casos, já que favorece o fortalecimento muscular, a flexibilidade e o alongamento, corrigindo a postura o tempo todo.

Por que é tão bom para você?
Quando nossos músculos são fracos fazem compensações para as outras estruturas que levam à instabilidade e prejuízo na coluna. Veja suas costas, por exemplo: se sua postura for ruim, a parte inferior das costas e quadris, então, ajusta-se nesse sentido, o que significa que eles estão essencialmente fora do lugar.
Pilates incentiva você a pensar sobre como executar os movimentos diários. Ele aumenta sua consciência corporal, que por sua vez, melhora a sua agilidade geral, flexibilidade e força. Ela ajuda a garantir que o seu corpo está trabalhando em seu melhor nível o tempo todo.

Quais são as vantagens?
Tônus muscular, aumento da força e da flexibilidade e mobilidade geral melhoram e precisão com que você se move. É perfeito para pessoas que gostam de um elemento de meditação nos regimes de seu exercício. Pilates vai lhe dar mais do que um resultado global que a maioria dos exercícios de outros regimes. Isso fará com que você se concentre na sua respiração, o que é ótimo para melhorar a circulação e aliviar o stress. É a forma ideal para equilibrar a sua saúde e bem-estar.
Pilates é realmente excelente para pessoas com lesões, os músculos fracos e postura particularmente ruim porque incentiva você a reforçar suas áreas de lesão em uma forma descontraída e de baixo impacto. É aconselhável a qualquer pessoa com ferimentos graves consultar o seu médico ou fisioterapeuta antes da prática.

O que o Pilates pode fazer por você?

  • Proporciona um condicionamento físico mental
  • Alivia o estresse e a fadiga
  • Melhora a performance das atividades diárias e profissionais
  • O corpo fica mais firme, flexível, alongado e com mais força
  • Melhora a postura, corrigindo o alinhamento corporal
  • Aumenta a mobilidade das articulações aliviando dores
  • Ajuda a coordenação motora.

Como funciona a aula?
As sessões podem ser individuais ou em dupla, como sendo que a atenção individualizada ajuda a adequar os movimentos de seu corpo e desafiá-los mais.
Complementando o Pilates
Enquanto o Pilates sozinho não vai ajudar você a perder peso, ele vai tonificar e fortalecer os músculos, melhorar sua postura e o seu bem-estar global. Você pode adicionar algumas atividades aeróbicas, como esteira, bicicleta ergométrica e treinamento funcional em seu programa de exercícios, que realmente vai ajudar a melhorar seu desempenho em outras áreas.
No Espaço SETE o aluno de Pilates tem disponível gratuitamente a área de exercícios cardiorrespiratórios, podendo fazer uso livre de esteiras, bicicleta ergométrica e elíptico.